19.1.07

Ainda vou montar um bar


Outro dia com o Quadrado, lamentávamos o quanto a classe média e a economia brasuca tá há muito (per-, ven-, ren-, divi-, fofu-) dida. E entre devaneios quanto ao que poderíamos fazer se fôssemos empreendedores ou criadores de algo que nos sustentasse mais dignamente, ficamos às voltas com questionamentos do tipo o que se faria se tivesse 10.000,00 Reais mensais pra alguma realização. Pois pois, não falei na ocasião mas revelo aqui que faz tempo, tinha uma vontade de ter um lance de alimentos & bebidas e música combinados num algo que convencionalmente imaginamos um bar, bUteco e nada mais sofisticado pra não virar coisa da moda e empetecados como botequim, empório, lounge, pub, taberna, cuisine ou cruzeiro no Caribe. Disse tinha. A idéia hoje soa ridícula como, como o amigo gosta de mencionar, montar uma banda de rock sendo já senhores de meia idade. Então apenas escrevo pra externar parte da ridicularidade: o nome desde aquela época era Pândega. Nunca me ocorreu outro e nem fui procurar saber se existe ou existiu empreendimento homônimo. Até que me ocorreu que EsBARnia seja um que supere a preferência da Pândega. Este segundo surgiu, óbvio(espero), de esbórnia e não tão evidentemente, vindo há pouco, da saudosa audição da música Concheta, pois Língua de Trapo tem tudo a ver com aquele passado de sonhos de pequeno empresário. Como sonhar e pensar que essas divagações possam ser algo pra se incluir neste blog, não importa a ordem, faz tudo tender à megalomania, eis que em resumo já possuo agora vários outros nomes para bar: Estroinice (que com algum sucesso, poderia ser até exibido em luminosos com X-troinice, assim como o X-BARnia, apesar de que o povo daqui assumiria definitivamente como hamburgueria, lendo sempre como Xis- ou senão, com algum esforço publicitário, atraindo até o turista anglófono, poderia se tentar spots audiofônicos com a voz chamando para a "Éks-troi-Naice!" - uau, very nice pra chuchu); Bandalha, Bandalheira ou Bandalhice; Deboche; Estúrdia (X-Túrdia?), Esturdiaria ou Esturdície (X-turdiaria ou X-Turdície?); Frascaria ou Frascarice; Gandaia, Guinalda ou Guinaldice; Moina ou Moinice; Patuscada; Pagodeira (hmm, esse acho que não); Rambóia, Ramboiada, Rapaziada, Reinata (xiiiii, esses 4 também... será?); Sarandagem; enfim, todos que com a ajuda virtual do Houaiss são sinônimos do original Pândega. Ficariam de fora alguns que não funcionariam tanto como: Indecência, Putaria, Orgia, Sacanagem, Bacanal (BAR Canal sim, muito provavelmente exista) e Suruba (SuruBAR, podia ser umas).
Assim, já sou um baita-empreendedor do ramo. Posso usar todas as lojas pra caixa dois, sonegação, fachada, lavagem (gente do bem, não siga o exemplo), viver de renda, ser franqueador e tudo mais, só que infelizmente, nem um décimo daqueles dez mil pilas tenho pra começar toda a saga. Quem sabe, com alguma gratidão, alguém que abra uma espelunca dessas com algum nome desses, faça alguma menção, lembre de me avisar.
Enquanto isto não acontece, termino o post apenas com a esperança de, se um dia tiver em casa mesmo, um cantinho que possa chamar de bar, este seja com gorós, comidas e amigos pra prestigiar. Um barrilzinho, um amigo já garantiu na tanoaria da foto. O mesmo já está devidamente abastecido e não quero esvaziá-lo sozinho. Pois se estiver fadado a isto, farei algo inédito pra mim, ainda vou vomitar num bar. Mas não em qualquer um: algum da sinonímia citada.
Add to Technorati Favorites